segunda-feira, 26 de março de 2012

5 noites, 5 filmes


Quando era mais nova se queria ver um filme tinha duas opções, ou tinha a sorte de o ver na televisão ou ia a um videoclube alugar o filme. Comprar estava fora de questão porque era muito caro.
Isto fazia com que o acesso aos filmes fosse bem mais condicionado do que hoje em dia, e fazia também com que a programação dos canais de televisão tivesse uma influência muito mais relevante na nossa formação.
Portanto, era com enorme satisfação que eu seguia com muita atenção uma rubrica que existia na RTP2 chamada "5 noites, 5 filmes", na qual por semana era definido um tema, podia ser um realizador, um actor ou um género de filmes, e todos os dias de 2ª a 6ª feira era exibido um filme diferente subordinado ao tema em questão.
Foi graças a esta iniciativa que acabei por ver muitos filmes, alguns deles verdadeiros clássicos que de outra forma dificilmente teria tido acesso na altura.
Assim, foi com grande satisfação que recebi recentemente uma petição online, cujo objectivo era  solicitar o regresso deste programa que tão boas recordações me traz, e eis quando me deparei com a notícia de que efectivamente essa petição deu frutos e esta rubrica vai voltar à programação da RTP2.
Apesar de hoje em dia estarmos numa era em que aquilo que queremos ver está à distância de um clique (cada vez mais), confesso que sou um pouco "old school" neste aspecto, e retiro verdadeiro prazer  de estar a fazer um zapping e deparar-me com um filme que quero ver, ou sentir que tenho encontro marcado, porque sei que vai dar aquele filme que estou há tanto tempo para ver/rever.
Só espero sinceramente que o horário não seja à meia noite, como penso que dantes era, mas sim às 23h, para quem trabalha no dia seguinte não ser privado desta oferta.
Agora é esperar para ver se os temas são interessantes..
E já agora, alguém se lembra de outro programa da RTP2 chamado "A minha vida dava um filme", em que eram convidadas personalidades que em cada programa escolhiam um filme para ser exibido, também era engraçado recuperar este programa..

5 noites, 5 filmes

2 comentários:

  1. Querida blogger...eu sei que vais ficar desapontada mas sinceramente não me lembro de nenhum destes programas mas claro que espero poder seguir agora na TV...quando souberes da(s) estreia(s) comunica!
    beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
  2. Olá! Recordo com nostalgia o programa... na Páscoa vou precisar da tua ajuda para "coleccionar" algumas séries e filmes ;)
    Beijinhos e muitas saudades da amiga Lu
    Até breve

    ResponderEliminar